Número de mortos devido a incêndios da Califórnia sobe para 40

Washington, 15 out (EFE).- O Departamento Florestal e de Proteção contra Incêndios do estado da Califórnia (Estados Unidos) informou neste domingo que 40 pessoas morreram e 75 mil permanecem evacuadas devido aos devastadores incêndios que castigam a região há uma semana.

Após seis dias de trabalho duro, os bombeiros continuam lutando contra o fogo que, por enquanto, destruiu mais de 88 mil hectares e reduziu a cinzas milhares de edifícios em todo o estado, informou à Agência Efe um porta-voz do Departamento Florestal e de Proteção contra Incêndios.

O condado mais afetado pelos incêndios é o de Sonoma, famoso por sua produção de vinícola e por ser uma região muito turística, onde 22 pessoas morreram e vários hotéis de luxo, vinhedos e adegas foram destruídos pelo fogo. As outras vítimas pertencem ao condado de Mendocino (oito), Napa (seis) e Yuba (quatro).

Este elevado número de mortos faz desta sequência de incêndios a pior registrada na Califórnia desde 1993.

O clima seco da região e a presença de fortes rajadas de ar, conhecidos popularmente como "ventos do diabo", fazem com que outubro seja um mês de alto risco de incêndios na Califórnia.

A principal preocupação neste momento é que, à medida que os serviços de emergência consigam acesso aos terrenos queimados, encontrem os corpos de mais vítimas.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos