Social-democratas vencem eleições regionais do Land alemão da Baixa Saxônia

Berlim, 15 out (EFE).- O Partido Social Democrata (SPD) venceu neste domingo as eleições regionais do Land alemão da Baixa Saxônia com 37% dos votos, à frente da União Democrata-Cristã (CDU) da chanceler Angela Merkel, com 35%, segundo a pesquisa boca de urna da televisão pública "ZDF" ao fechamento dos colégios eleitorais.

A ultradireitista Alternativa para a Alemanha (AfD) entra primeira vez na câmara regional, ao obter 5,5% dos votos, atrás dos Verdes e do Partido Liberal (FDP), com 8% e 7,5%, respectivamente.

As eleições neste estado federado, com 6,1 milhões de eleitores, foram convocadas antecipadamente, após a coalizão governante no Land, formada por social-democratas e verdes, perder a maioria porque uma deputada ecologista se uniu à bancada do CDU.

O resultado tem uma relevância especial, além dos seus efeitos regionais, por acontecer três semanas após as eleições gerais alemãs, vencidas pelo bloco conservador de Merkel, e perante o início, na próxima semana, dos contatos para a formação do próximo governo federal.

Nas legislativas, realizadas em 24 de setembro, o CDU e sua irmanada União Social-Cristã da Baviera (CSU) obtiveram a vitória com 32,9% dos votos, o que significou um retrocesso de 8,5% em relação a 2013.

Os social-democratas tiveram seu pior resultado na história, com 20,5% dos votos, e descartaram reeditar outra grande coalizão, como as lideradas por Merkel na legislatura de 2005 a 2009 e na de 2013 até a atualidade.

Na próxima semana serão iniciados os contatos formais entre o CDU/CSU e seus hipotéticos aliados em um governo tripartidário, os Verdes e a FDP, fórmula inédita em escala federal.

Trata-se de uma coalizão arriscada, dadas as diferenças entre os diferentes partidos, mas é também a única aliança que daria a Merkel uma maioria estável.

O novo Bundestag será constituído em 24 de outubro e estima-se que a formação do novo governo poderia demorar até o início de 2018. EFE

gc/cs

(foto) (áudio)

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos