Caso Odebrecht será tema de evento da Sociedade Interamericana de Imprensa

Miami, 16 out (EFE).- O caso Odebrecht, a liberdade de imprensa na Venezuela, o escândalo dos Panamá Papers, a cibersegurança e as "fake news" serão alguns dos temas debatidos na próxima Assembleia-Geral da Sociedade Interamericana de Imprensa (SIP).

O órgão que reúne editores e proprietários de jornais de toda a América, com sede em Miami, publicou nesta segunda-feira a programação da 73ª Assembleia-Geral da SIP, que ocorrerá entre 27 e 30 de outubro em Salt Lake City, no estado de Utah.

As investigações sobre a Odebrecht e os escândalos surgidos após a revelação dos Panamá Papers serão discutidos em um painel no próximo domingo. Participam do debate Gerardo Reyes, da "Univision", Lourdes de Obaldía, do "La Prensa", do Panamá, e Fábio Sales, do jornal "O Estado de S.Paulo".

Um dos pontos destacados da programação é a apresentação que será feita pelo secretário-geral da Organização de Estados Americanos (OEA), Luis Almagro, de um relatório especial sobre a situação da liberdade de imprensa na Venezuela.

Além de Almagro, outros nomes de destaque que farão palestras no evento são Jeff Jarvis, diretor do Centro de Negócios para o Jornalismo da Universidade de Nova York, e Martin Baron, diretor do jornal "The Washington Post".

Durante o início da assembleia-geral, liderada pelo presidente da SIP, Matthew Sanders, serão realizados quatro seminários. Um deles debaterá a chamada Iniciativa de Integridade Informativa, que terá como objetivo explorar novas formas de proteger o direito do público de estar informado diante do fenômeno dos "fake news".

Outro deles discutirá o planejamento dos negócios da comunicação para adaptá-los aos novos desafios e também haverá um seminário sobre como os jornais devem se adaptar para um mundo onde as notícias são lidas em dispositivos móveis.

No dia 28 de outubro, o Comitê para a Liberdade de Imprensa e Informação da SIP entregará seus prêmios e fará apresentações de país por país sobre a situação do assunto em todo o continente.

Como parte desse evento, Baron será entrevistado por Doug Wilks, diretor do Deseret Digital, sobre assuntos como tecnologias, "fake news", domínio do Google e do Facebook em publicidade.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos