Forças iraquianas controlam sede da província de Kirkuk após enfrentamentos

Bagdá, 16 out (EFE).- As forças do Iraque assumiram nesta segunda-feira o controle da sede do governo provincial da região disputada de Kirkuk, no centro da cidade de mesmo nome, e começaram a içar a bandeira nacional nos edifícios governamentais, informaram à Agência Efe fontes militares e de segurança iraquianas.

As forças conjuntas integradas por unidades do exército e da Polícia Federal, além de forças especiais e das milícias pró-governamentais Multidão Popular, tomaram o controle completo do edifício-sede do governo da província de Kirkuk, detalharam as fontes de forma anônima.

Os informantes acrescentaram que a maior parte dos distritos desta província rica em petróleo estão atualmente nas mãos de tropas iraquianas, que deram início a uma operação durante a madrugada para "impor a segurança" em Kirkuk, onde os soldados curdos efetivamente controlavam várias áreas desde 2014.

As fontes assinalaram que unidades da Multidão Popular - milícias integradas principalmente por xiitas - se encontram no interior da cidade de Kirkuk, na qual convivem várias minorias étnicas, como os curdos e os turcomanos.

Além disso, as forças conjuntas começaram a içar a bandeira iraquiana sobre os edifícios governamentais na cidade, seguindo as ordens do primeiro-ministro e comandante em chefe das forças armadas, Haidar al Abadi, que anunciou durante a madrugada as operações militares na região.

Abadi também designou hoje um ex-general do exército como novo governador de Kirkuk, em substituição de Neshmedin Karim, destituído pelo parlamento iraquiano em meados de setembro, informou à Efe um integrante do conselho da província, que pediu anonimato.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos