Topo

Israel destrói bateria antiaérea síria que atacou seus aviões

16/10/2017 09h50

Jerusalém, 16 out (EFE).- Israel bombardeou nesta segunda-feira uma bateria antiaérea síria situada a 50 quilômetros de Damasco que disparou um míssil contra aviões da força aérea israelense que sobrevoavam o Líbano, apontou uma fonte oficial militar.

"Nesta manhã Israel inutilizou uma bateria antiaérea do regime sírio que tinha atacado aviões das Forças de Defesa de Israel que estavam em voo de reconhecimento em céu libanês", disse o tenente coronel Yonatan Conricus, porta-voz do exército.

Segundo Conricus, o projétil sírio "falhou em seu objetivo", mas ainda assim o exército israelense decidiu bombardear a bateria antiaérea "com quatro bombas, deixando-a inutilizável".

O porta-voz afirmou que se trata de uma bateria do regime sírio e que, em todo caso, Israel considera o governo de Bashar Al Assad responsável por qualquer ataque que parta de seu território.

"Não sabemos qual é a lógica por trás deste incidente, talvez seja nos passar uma mensagem, mas o que de fato sabemos é que não vamos tolerar nenhum ataque que ponha civis israelenses em perigo e atuaremos da mesma forma que fizemos hoje".

O míssil sírio foi disparado contra aviões israelenses que realizavam um "voo rotineiro" para capturar fotografias sobre o território libanês.

O exército russo, aliado da Síria e ativo nas hostilidades nesse país em guerra, foi notificado "em tempo real", antes do ataque israelense sobre a bateria, acrescentou o tenente coronel.

Conricus acrescentou que as forças armadas de Israel continuarão com sua tarefa defensiva, mas sem nenhuma intenção de "desestabilizar a situação com a Síria, pois preservar a relativa estabilidade é um interesse comum".

Segundo o Observatório Sírio de Direitos Humanos, o ataque israelense causou apenas danos materiais, sem deixar vítimas.