May conversa com Macron sobre "Brexit" e acordo nuclear iraniano

Londres, 16 out (EFE).- A primeira-ministra do Reino Unido, Theresa May, teve nesta segunda-feira uma conversa por telefone com o presidente da França, Emmanuel Macron, na qual abordou as negociações sobre o "Brexit" e o acordo nuclear com o Irã.

Ambos "dialogaram sobre o progresso das negociações" entre Londres e Bruxelas e se mostraram de acordo com a necessidade de "trabalhar em estreita colaboração" para garantir que o acordo sobre o Irã "seja cumprido de forma adequada", informou um porta-voz de Downing Street, escritório oficial da primeira-ministra.

Depois que o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, ameaçou na semana passada abandonar o pacto, May e Macron se mostraram favoráveis a "conter a atividade desestabilizadora do Irã na região, incluindo o seu programa de mísseis balísticos".

Os dois governantes também falaram sobre a relação bilateral entre Paris e Londres e concordaram em "continuar construindo" esses laços "em diversos âmbitos".

Em outro contato por telefone, Mai expressou ao primeiro-ministro irlandês, Leo Varadkar, "a importância de manter um progresso construtivo" sobre o futuro status da fronteira entre a República da Irlanda e a região britânica da Irlanda do Norte.

May e a chanceler alemã, Angela Merkel, conversaram no último domingo e, entre outros assuntos, abordaram as negociações sobre a saída britânica da União Europeia (UE) e o futuro do pacto nuclear iraniano.

A chefe de governo britânica compareceu nesta segunda-feira a um jantar informal em Bruxelas junto ao presidente da Comissão Europeia (CE), Jean-Claude Juncker, e ao chefe negociador da UE, Michel Barnier.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Newsletter UOL

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos