Topo

Centenas de famílias que fugiram de ofensiva iraquiana retornam a Kirkuk

17/10/2017 10h52

Erbil (Iraque), 17 out (EFE).- Centenas de cidadãos que fugiram ontem da província disputada de Kirkuk, no norte do Iraque, devido à ofensiva das tropas iraquianas, voltaram nesta terça-feira às suas casas, informou à Agência Efe o porta-voz da polícia local, Afrasio Kamel.

A maioria das famílias que escaparam, mais de 2.500 pessoas segundo as estimativas, retornaram aos seus lares em Kirkuk após a campanha militar lançada ontem pelo governo de Bagdá para "impor a segurança" nos territórios disputados, assegurou o porta-voz.

Kamel acrescentou que a vida nessa área voltou "à normalidade" e as instituições governamentais trabalham de "forma regular" após a suspensão do toque de recolher.

O porta-voz explicou que a polícia local iraquiana assume agora a responsabilidade da segurança em Kirkuk.

Ontem, centenas de famílias curdas abandonaram a cidade para a região do Curdistão após a irrupção das forças iraquianas e a explosão de enfrentamentos com as tropas curdas "peshmergas" em vários pontos da província homônima.

Kirkuk, rica em petróleo, se transformou no principal centro das tensões com o Curdistão, já que parte da província estava ocupada pelas tropas curdas desde 2014.