Topo

Forças iraquianas retomam importantes campos de petróleo após retirada curda

17/10/2017 07h20

Bagdá, 17 out (EFE).- As forças iraquianas e as milícias pró-governamentais Multidão Popular recuperaram nesta terça-feira dois importantes campos de petróleo situados ao noroeste da disputada cidade de Kirkuk, no norte do Iraque, depois da retirada das tropas curdas.

Um comunicado das milícias Multidão Popular - xiitas e apoiadas pelo Irã -, afirma que ambas unidades, dirigidas pelo primeiro-ministro iraquiano e líder das forças armadas, Haider al Abadi, retomaram os campos de Bay Hassan e de Avana, situados na área de Dibis, no marco da operação militar lançada ontem pelo governante iraquiano.

Estes campos estavam antes ocupados pelas unidades curdas, conhecidas como "peshmergas", depois que expulsaram o grupo jihadista Estado Islâmico (EI) da cidade disputada.

Um dos objetivos da campanha militar lançada por Abadi, segundo apontou o governo da região autônoma do Curdistão iraquiano em reação a esta declaração, era tomar o controle dos campos de petróleo.

As forças iraquianas, com o apoio das milícias xiitas, estão tomando o controle de várias áreas da província de Kirkuk, rica em petróleo, e que se transformou no principal centro das tensões entre Erbil - capital do Curdistão - e Bagdá.

Por outro lado, uma fonte de segurança iraquiana declarou à Agência Efe que as forças "peshmergas" se retiraram da localidade estratégica de Bashiqa, 14 quilômetros ao norte da cidade de Mossul, sem dar mais detalhes por enquanto.

Esta escalada de tensão acontece depois que as autoridades curdas se recusaram a anular os resultados do referendo de independência - no qual 92% do 72% da população que participou votou a favor - a pedido do governo central, já que expirou um ultimato de Abadi para entregar Kirkuk a Bagdá.