May afirma a Rajoy que "não reconheceria" independência da Catalunha

Londres, 17 out (EFE).- A primeira-ministra britânica, Theresa May, afirmou nesta terça-feira em uma conversa com o presidente do governo da Espanha, Mariano Rajoy, que o Reino Unido "não reconheceria" uma declaração de independência da Catalunha.

May declarou que o referendo que aconteceu na região espanhola da Catalunha no último dia 1º de outubro "não tinha base legal" e que "qualquer declaração unilateral de independência seria inconsistente com a legalidade", informou um porta-voz de Downing Street, escritório oficial da primeira-ministra britânica.

A governante conservadora "acrescentou que o Reino Unido não reconheceria nenhuma declaração de independência desse tipo por parte da Catalunha", segundo essa fonte.

Além disso, May expressou a Rajoy suas condolências pela perda de vidas e os danos provocados pelos incêndios florestais no norte da Espanha nos últimos dias.

A primeira-ministra britânica, que nesta semana conversou sobre os seus planos do "Brexit" com o bloco europeu com o presidente da França, Emmanuel Macron, e a chanceler da Alemanha, Angela Merkel, abordou também com Rajoy o andamento das negociações entre Londres e Bruxelas.

Ambos "dialogaram sobre o progresso das negociações antes de encontrar-se esta semana no Conselho Europeu", apontou Downing Street.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos