Trump e Macri acertam cooperação para "restaurar democracia" na Venezuela

Washington, 18 out (EFE).- O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, conversou nesta quarta-feira por telefone com o presidente da Argentina, Mauricio Macri, sobre a situação na Venezuela e a relação entre os dois países.

Em comunicado, a Casa Branca informou que Trump e Macri conversaram sobre a "persistente crise na Venezuela e acertaram continuar trabalhando lado a lado para ajudar os venezuelanos a restaurar a democracia em seu país".

Os dois presidentes também falaram sobre as relações entre os EUA e a Argentina, e decidiram reforçar o compromisso para ampliar o comércio e o investimento bilateral.

"O presidente Trump elogiou os esforços de Macri para reformar a economia da Argentina", completou a Casa Branca no comunicado.

A ligação ocorre em um momento de tensão na Venezuela após a vitória do chavismo nas eleições estaduais do último domingo, um resultado questionado pela oposição, que considera que houve fraude.

O Departamento de Estado dos EUA afirmou na segunda-feira que esse pleito não foi "livre" nem "justo" e alertou que seguirá pressionando o governo de Nicolás Maduro.

A Argentina, ao lado do Brasil e outros dez países da região que fazem parte do chamado Grupo de Lima, questionaram ontem os resultados das eleições, indo além dos EUA, ao pedir a realização de uma auditoria independente sobre os resultados, com acompanhamento de observadores internacionais.

Questionada pela Agência Efe se os EUA concordam com o pedido do Grupo de Lima, uma porta-voz do Departamento de Estado disse que não havia "nada mais para acrescentar" ao anúncio já feito pelo país.

Trump e Macri, dois empresários que se conhecem há décadas, se reuniram na Casa Branca no fim de abril. Na ocasião, parte da conversa também foi sobre a situação na Venezuela.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos