UE pede que Israel "reconsidere" sua decisão de construir mais assentamentos

Bruxelas, 18 out (EFE).- A União Europeia (UE) pediu nesta quarta-feira que Israel "reconsidere" sua decisão de fazer novas construções em assentamentos judaicos na Cisjordânia ocupada, com a promoção de projetos para 1.323 moradias após avançar ontem na construção de 1.292 unidades residenciais.

"A União Europeia solicitou esclarecimentos às autoridades israelenses e transmitiu sua esperança de que o país reconsidere essas decisões, que são prejudiciais para os esforços atuais em favor de conversas de paz significativas", afirmou em um comunicado a porta-voz da alta representante da UE para as Relações Exteriores, Federica Mogherini.

A porta-voz reiterou que qualquer assentamento é ilegal sob a legislação internacional e "solapa a viabilidade de uma solução de dois Estados e as perspectivas de uma paz duradoura".

A UE, acrescentou a porta-voz, seguirá envolvida com palestinos e israelenses, bem como com seus aliados internacionais e regionais, entre eles o Quarteto para o Oriente Médio (União Europeia, ONU, Estados Unidos e Rússia), com o objetivo de apoiar o reatamento de "um processo significativo orientado à solução negociada de dois Estados".

Na opinião da porta-voz de Mogherini, essa alternativa é "o único caminho realista e viável para cumprir as aspirações legítimas das duas partes".

Esta semana, as autoridades israelenses promoveram planos, licitações e permissões para milhares de unidades de assentamentos na Cisjordânia, incluindo, pela primeira vez desde 2002, o centro de Hebron, detalhou a porta-voz.

A representante de Mogherini acrescentou que foram vistos relatórios sobre trabalhos iniciados em um novo assentamento pela primeira vez em 20 anos em Amihai.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos