Embaixador destaca sintonia de Brasil e Espanha sobre conflito da Catalunha

Rio de Janeiro, 19 out (EFE).- A Espanha redobra a aposta no Brasil em um clima de "magnífica sintonia política" entre os governos dos dois países, que se refletiu na "compreensão" do governo brasileiro em relação a Madri sobre o conflito da Catalunha, declarou o embaixador espanhol em Brasília, Fernando Villalonga, à Agência Efe.

Villalonga, que na próxima segunda-feira apresentará as cartas credenciais ao presidente Michel Temer, visita nesta semana o Rio de Janeiro para se reunir com diretores de empresas espanholas, instituições e executivos de veículos de imprensa.

"Em todos os sentidos podemos dizer que a Espanha redobra a aposta no Brasil. Há uma magnífica sintonia política, que ficou marcada pela visita do presidente do governo espanhol (Mariano Rajoy) em abril", disse Villalonga durante uma visita à delegação da Efe no Rio de Janeiro.

"Temos uma relação de colaboração estratégica com o Brasil, nos apoiamos em candidaturas em órgãos internacionais, avaliamos as nossas posições sobre os grandes problemas mundiais, os comunicados do Itamaraty costumam coincidir plenamente com os do Escritório de Informação Diplomática da Espanha", acrescentou.

A sintonia citada por Villalonga se refletiu na "compreensão" demonstrada pelo Brasil sobre a atual tensão na região da Catalunha.

"A todos os nossos interlocutores repetimos a ideia manifestada pelo nosso rei: apesar de a situação ser difícil e complicada, somos otimistas e confiamos muito no país e em seguir adiante como país unido", afirmou o diplomata.

Villalonga disse esperar que a apresentação de suas credenciais lhe dê "a possibilidade de explicar diretamente qual é a situação" na região a Temer, como já fez em reuniões com representantes da chancelaria brasileira.

"Há geralmente uma situação de compreensão grande", afirmou o embaixador.

"A reação na América Latina foi muito boa, na Argentina, México, Peru, aqui no Brasil, e é preciso esperar os acontecimentos, porque não resta nada mais que a aplicação da lei e o diálogo dentro da lei, mas nunca fora dela", acrescentou.

Villalonga viajou para o Rio de Janeiro porque "é o centro da direção das empresas espanholas de energia, um setor em que a Espanha investiu muito no Brasil e continua investindo".

Para o embaixador, as empresas espanholas "estão muito satisfeitas com o investimento e não têm grandes problemas" no Brasil.

A Espanha é o terceiro principal investidor no Brasil, com cerca de 38 bilhões de euros, e segundo Villalonga "tudo isso vai crescer, porque todas as empresas estão esperançosas, veem saídas para a crise".

"Apesar dos problemas políticos, foram notados movimentos de reformas, como no setor de minas e energia, e têm sido feitas importantes apostas no setor energético, como a privatização da Eletrobras, que é uma aposta importante", opinou.

Além disso, o embaixador apontou que "o Brasil saiu da recessão" e avança para a "estabilidade econômica, com crescimento e recuperação".

"As empresas estão aqui há muitos anos e querem continuar investindo e participando", frisou.

Segundo Villalonga, não há "incerteza" entre as empresas sobre a situação política do Brasil, porque dão como certo que "há um consenso majoritário no Parlamento e na classe política brasileira de que as reformas são necessárias" e que "a estabilidade do governo Temer será mantida".

"Todos os partidos e as empresas apostam em um governo reformista e forte, com base parlamentar ampla", e "o país está preparado e desejando retomar o crescimento".

"As empresas veem que este país de dimensões continentais, com recursos naturais quase ilimitados, com um governo reformista e com ideias claras e fortes, pode ter um segundo impulso de crescimento que vai requerer grandes investimentos novamente", concluiu.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Newsletter UOL

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos