Macron diz que cúpula da UE será marcada por mensagem de unidade à Espanha

Bruxelas, 19 out (EFE).- O presidente da França, Emmanuel Macron, disse nesta quinta-feira que a cúpula europeia que acontece entre hoje e amanhã em Bruxelas, na Bélgica, será marcada por "uma mensagem de unidade" dos países do bloco em torno da Espanha.

"Este Conselho ficará marcado por uma mensagem de unidade, de unidade em torno dos Estados-membros em relação com as crises que possam conhecer. Unidade em torno da Espanha", disse Macron em sua chegada à reunião.

O líder francês acrescentou que também haverá "uma unidade muito forte" nas discussões sobre o "Brexit", a futura saída do Reino Unido da UE, porque todos os países-membros estão "unidos sobre as constatações, os interesses e as ambições com um mesmo negociador, Michel Barnier".

Macron explicou que a UE seguirá avançando nesta cúpula para uma "Europa que protege e que projeta".

A Europa que protege, segundo ele, é a que toma medidas para administrar a imigração, a Europa da defesa, com a "vontade de levar adiante o Fundo Europeu de Defesa", e uma Europa que "sabe buscar bons acordos de livre comércio" e boas negociações para proteger seus trabalhadores e consumidores.

Por outro lado, o presidente francês disse que a Europa "que projeta" é a que avança nas discussões sobre o setor digital e na capacidade de colocar em andamento um Fundo de Investimento Europeu.

Além disso, Macron indicou que na sexta-feira o presidente do Conselho Europeu, Donald Tusk, tentará avançar em uma "agenda voluntarista" de líderes, que tem como meta fazer com que, nas próximas semanas e meses, aconteçam "verdadeiras discussões" para relançar a Europa sobre um conjunto de pilares de soberania, unidade e democracia.

Macron também manifestou sua solidariedade com Portugal pelos "terríveis incêndios" neste país e indicou que espera ver a vontade de "uma Europa que se compromete" com esse Estado-membro e que, após o ocorrido, os países passem a apoiar mais a Força Europeia de Defesa Civil.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos