May diz esperar "planos ambiciosos" nas negociações sobre "Brexit"

Bruxelas, 19 out (EFE).- A primeira-ministra do Reino Unido, Theresa May, disse nesta quinta-feira que espera "planos ambiciosos" para as próximas semanas em relação às negociações sobre o "Brexit" e destacou a "urgência" de um acordo sobre os direitos dos cidadãos.

Em sua chegada a uma cúpula de líderes europeus em Bruxelas, May afirmou que a reunião servirá para examinar "o progresso concreto conseguido nas negociações" para a saída do Reino Unido da União Europeia (UE) e, ao mesmo tempo, estabelecer "planos ambiciosos em relação às próximas semanas".

A conservadora May indicou que, em particular, quer ver "uma urgência no acordo sobre os direitos dos cidadãos", que é junto com a fronteira com a Irlanda do Norte e o acordo financeiro um dos três âmbitos nos quais se centram as discussões da UE e do Reino Unido na primeira fase de negociação.

A primeira-ministra britânica declarou que a reunião dos líderes servirá ainda para "olhar adiante, para ver de que maneira se pode abordar os desafios que compartilhamos na Europa".

Isso significa, segundo acrescentou, que a UE e o Reino Unido devem "continuar a cooperação", um aspecto que "tem que estar no coração da forte futura associação que queremos construir lado a lado".

Além do "Brexit", segundo a governante britânica, a cúpula tratará outros assuntos, como a política de Defesa, a segurança, a luta contra o terrorismo e a imigração, âmbitos nos quais Londres "seguirá mostrando um papel completo".

May lembrou que há algumas semanas já havia fixado uma ambiciosa agenda para futura cooperação entre as partes, cujo ponto central segue sendo a colaboração em "assuntos-chave" e enfrentar os "desafios compartilhados", confiando em fazer progressos.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos