May e Bill Clinton conversam em Londres sobre crise da Irlanda do Norte

Londres, 19 out (EFE).- A primeira-ministra do Reino Unido, Theresa May, conversou nesta quinta-feira em Londres com o ex-presidente dos Estados Unidos, Bill Clinton, sobre a crise da Irlanda do Norte e novas iniciativas para combater o HIV, segundo informou uma porta-voz oficial.

Este encontro aconteceu depois que Clinton teve conversas privadas no início desta semana com representantes dos principais partidos norte-irlandeses em Belfast, o Partido Democrático Unionista (DUP) e o Sinn Fein, em um momento de estancamento politico na província.

A reunião entre ambos dirigentes aconteceu no escritório oficial da líder conservadora em Downing Street e não foram divulgados os detalhes do seu conteúdo aos meios de comunicação.

Em sua saída da residência de May, Clinton se limitou a comentar com os jornalistas que tinha realizado uma "boa" reunião com a primeira-ministra britânica.

Em seu período como presidente dos EUA (1993-2001), Clinton desempenhou um papel-chave no processo de paz da Irlanda do Norte, principalmente na hora de fechar o Acordo de Sexta-feira Santa ou Acordo de Belfast, de 1998, que pôs um fim no conflito e derivou em um governo de poder compartilhado em Stormont.

As instituições autonômicas em Stormont - sede do parlamento da Irlanda do Norte - continuam suspensas desde o colapso da administração norte-irlandesa no último mês de janeiro, por conta da renúncia do já falecido Martin McGuinness.

A renúncia de McGuinness obrigou o Executivo de Londres a convocar eleições antecipadas, que puseram fim à maioria dos unionistas em Stormont.

A incapacidade dos principais partidos para formar um governo de poder compartilhado derivou em uma situação de estancamento, que já dura nove meses.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos