Social-democrata se apresenta como alternativa a populismo

Praga, 19 out (EFE).- O atual ministro das Relações Exteriores tcheco, o social-democrata Lubomir Zaoralek, se apresenta como alternativa ao populismo do magnata agroindustrial Andrej Babis para liderar o governo da República Tcheca após as eleições legislativas desta semana, marcadas para sexta-feira e sábado.

O politico de 61 anos foi entre 1986 e 1989 membro do Partido Comunista da então Tchecoslováquia e foi um dos fundadores do chamado Fórum Cívico, de Vaclav Havel, entrando no parlamento federal ao início da democracia.

Antes de entrar na política, Zaoralek trabalhou durante um período nos anos 1980 como dramaturgo para a televisão estatal da Tchecoslováquia.

Após a queda do comunismo, em 1989, entrou no Partido Social Democrata (CSSD) e alcançou seu auge político como presidente da Câmara de Deputados durante o mandato do conservador Mirek Topolanek (2002-2006).

Zaoralek assumiu a campanha social-democrata depois que o primeiro-ministro em atividade, seu correligionário Bohuslav Sobotka, anunciou no último mês de junho que abandonará a política após as eleições desta semana.

Seu programa eleitoral está dominado por princípios social-democratas como uma melhora da educação, a saúde pública para todos e um aumento dos salários, que continuam muito baixos em comparação com os países ocidentais da União Europeia (UE).

Uma das suas tentativas de ganhar votos se inspirou no conhecido filme "Forrest Gump: O Contador de Histórias", com um anúncio publicitário que imita o início da produção com Tom Hanks.

Zaoralek lança nesse comercial várias críticas contra seu principal rival, o magnata Babis, e explica suas prioridades a cinco pessoas que passam pela parada de ônibus: "Se alguém trabalha bem, deve ser remunerado como corresponde", diz.

A social-democracia tcheca tem atualmente índices de intenção de voto de apenas 11%, muito atrás do 25% que poderia alcançar o partido populista ANO, de Babis.

O atual chefe da diplomacia tcheca, um conhecido crítico de Babis, terá que montar um complicado quebra-cabeça para conseguir formar uma coalizão que supere o magnata.

Lubomir Zaoralek está divorciado e tem quatro filhos do seu primeiro casamento.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos