Weah e vice-presidente disputarão 2º turno das eleições na Libéria

Nairóbi, 19 out (EFE).- O ex-jogador George Weah venceu sem maioria absoluta o primeiro turno das eleições presidenciais da Libéria, realizado no dia 10 deste mês, e disputará o segundo no dia 7 de novembro contra o atual vice-presidente, Joseph Boakai, conforme anunciou a Comissão Eleitoral do país nesta quinta-feira.

Weah, do Congresso pela Mudança Democrática (CCD), obteve 38,4% dos votos, seguido por Boakai, do Partido da Unidade (PU), que recebeu apoio de 28,8% dos eleitores, segundo os resultados finais da apuração oficial.

Único africano a conquistar a Bola de Ouro até hoje, por ter sido eleito o melhor jogador do mundo em 1995, Weah foi o mais votado em 11 dos 15 condados do país - incluindo o mais povoado, Montserrado, do qual é senador -, enquanto Boakai venceu em apenas dois.

No primeiro turno, além desses dois candidatos, Charles Brumskine teve 9,6% dos votos, seguido por Prince Johnson (8,2%) e Alexander Cummings (7,2%). A votação também serviu para a população eleger os integrantes do Parlamento da Libéria.

Segundo a apuração oficial dos resultados, que terminou nesta quinta-feira, a participação a nível nacional foi de 75,2% do total de quase 2,2 milhões de eleitores registrados que escolheram entre 20 candidatos para suceder a presidente Ellen Johnson Sirleaf, no cargo desde 2006.

Johnson Sirleaf venceu Weah nas eleições de 2005 e se tornou a primeira mulher a se tornar chefe de Estado de um país africano. Depois, foi reeleita em 2011. Esta será a primeira transferência de poderes entre dois presidentes eleitos democraticamente em 73 anos. EFE

vec/vnm

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos