Polícia desmantela organização de tráfico de imigrantes ilegais para Espanha

Madri, 20 out (EFE).- As polícias da Espanha e do Marrocos desarticularam, em uma operação conjunta, uma organização que traficou centenas de pessoas de origem subsaariana em balsas com destino ao arquipélago atlântico espanhol das Ilhas Canárias.

Segundo informou nesta sexta-feira a Direção Geral da polícia espanhola, a operação terminou com a detenção dos dois principais responsáveis da organização no Marrocos, enquanto os outros 30 membros tinham sido detidos anteriormente na Espanha, e já foram condenados e encarcerados pela Justiça.

Estes últimos eram contratados pelos líderes para pilotar as embarcações que levavam os imigrantes irregulares ao litoral das Canárias.

Os chefes da organização foram detidos no Marrocos em virtude de uma ordem internacional ditada por um juizado espanhol das Canárias.

Esta era a maior organização dedicada na atualidade a favorecer a imigração ilegal com destino às Canárias. Os detidos são acusados também de oito delitos de homicídio pela morte de várias pessoas em uma das travessias.

As investigações começaram em 2014, quando os agentes detectaram a implantação em El Aiune (Marrocos) de uma organização que alcançou paulatinamente a "exclusividade" do tráfico ilegal de imigrantes até as Canárias.

As investigações se centraram nas declarações de mais de 1.500 imigrantes ilegais interrogados pelos polícias, que foram recopilando dados e outras informações até descobrir um cidadão senegalês como um dos organizadores.

Os avanços na investigação permitiram identificar os membros mais destacados, especificar suas funções, localizar apartamentos e veículos do grupo e conhecer os preços pagos pelos imigrantes, entre 500 e 3.000 euros pela viagem.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos