UE acredita que bom acordo com Mercosul será melhor que com Canadá e Japão

Bruxelas, 20 out (EFE).- O presidente da Comissão Europeia, Jean-Claude Juncker, afirmou nesta sexta-feira que a União Europeia (UE) quer um "bom acordo" de livre comércio com o Mercosul, que seria "mais importante" que o assinado com o Canadá e o que se quer ratificar com o Japão.

"Subestimamos a importância do Mercosul para a UE: será o acordo comercial mais importante em termos de volume", assegurou Juncker em coletiva de imprensa ao final da cúpula de dois dias de líderes europeus, na qual debateram a política comercial da UE.

Segundo disse, um "bom acordo" com os países do Mercosul (Brasil, Argentina, Uruguai e Paraguai) representará "dez vezes mais que o acordo que temos com o Canadá e quatro vezes mais que o acordo com o Japão".

O político luxemburguês voltou a insistir em que vai ser continuar fazendo todo o possível para terminar a negociação com o Mercosul antes do final do ano, algo "importante", considerou.

Juncker pediu para se "trabalhar nisso" e lembrou que a Comissão tem a intenção de publicar as propostas de mandato que enviará ao Conselho (os países) para negociar este tipo de acordo comercial.

Juncker disse que "já não é hora de reuniões de portas fechadas", mas sim de "transparência", e acrescentou: "Isto não nos impedirá negociar os acordos".

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos