Puigdemont convocará Parlamento catalão para decidir resposta a Rajoy

Barcelona (Espanha), 21 out (EFE).- O presidente da Catalunha, Carles Puigdemont, disse neste sábado que convocará o Parlamento para "debater e decidir" uma resposta às medidas contra o processo de independência e para "defender as instituições" catalães.

Puigdemont fez um pronunciamento público horas depois de o Executivo espanhol propor, para o Senado ratificar na próxima sexta-feira, a cassação dele e de todo o seu gabinete e a convocação eleições dentro de seis meses para restaurar a ordem constitucional na região, onde as autoridades deram início a um processo independentista considerado ilegal pela Justiça espanhola.

O governante disse que convocará o Parlamento para que responda à tentativa de "liquidar" a autonomia catalã e para combater o que considera uma tentativa do Executivo de Mariano Rajoy de governar de Madri os assuntos da Catalunha.

"Não podemos aceitar este ataque", declarou o dirigente separatista, que afirmou que o Executivo espanhol quer "humilhar" à Catalunha.

No dia 1º de outubro foi realizado o referendo de independência da região e pouco mais de 2 milhões de pessoas, conforme dados do governo catalão, votaram a favor da separação da Espanha, em uma população de 7,5 milhões.

As medidas aprovadas hoje pelo governo espanhol são, na opinião de Puigdemont, o pior ataque sofrido pela Catalunha desde a ditadura franquista (1939-1975) e um modo pelo qual um Executivo "ilegítimo" (o de Rajoy) assume a "representação da vontade popular" dos catalães.

As decisões do Conselho de Ministros são baseadas no artigo 155 da Constituição da Espanha, que diz que o Estado central deve assumir as competências regionais quando as suas autoridades descumprem a lei.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos