Reino Unido entra em estado de alerta por causa da tempestade Brian

Londres, 21 out (EFE).- O Reino Unido entrou neste sábado em estado de alerta por causa da chegada da tempestade Brian, que já castiga com chuvas e ventos de até 112 km/h vários pontos do país.

O Met, escritório de meteorologia britânico, alertou que o temporal pode provocar cortes no fornecimento de energia, inundações e alterações em diferentes sistemas de transporte da região.

A tempestade atingiu primeiro a costa oeste da Irlanda, coincidindo com o início das férias escolares.

O Met emitiu um alerta amarelo - o terceiro na escala de gravidade - para diferentes pontos do Reino Unido, entre eles o País de Gales e o sul da Inglaterra.

Já a Agência de Meio Ambiente do Reino Unido divulgou 42 alertas de risco de inundações, assim como seis advertências para que as autoridades locais tomem "medidas imediatas" por causa da chuva.

O órgão pediu que os britânicos fiquem longe do litoral, evitando até mesmo tirar fotos nessas áreas durante a tempestade.

Ben Lukey, da Agência de Meio Ambiente, disse hoje à imprensa local que as equipes do órgão já estão em regiões de alerta para atender qualquer emergência.

"Pedimos aos cidadãos que permaneçam em lugares seguros e que evitem riscos desnecessários", disse.

As autoridades ferroviárias também alertaram sobre o risco de a Brian afetar a rede. Por esse motivo, a velocidade de circulação dos trens já foi reduzida nas áreas afetadas pela tempestade.

"Árvores caídas e outros objetos podem bloquear temporariamente as linhas ferroviárias e danificar cabos", disse um porta-voz.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos