Tufão Lan se aproxima do Japão e pode tocar terra no dia das eleições

(Corrige guia).

Tóquio, 21 out (EFE).- O poderoso tufão Lan está se aproximando do Japão e pode tocar terra no domingo, o que afetaria a participação nas eleições gerais que serão realizadas no dia.

Segundo a Agência Meteorológica Nacional do Japão, o tufão Lan, classificado como "forte", avança a 15km/h na direção de Okinawa, na região sul, e deve chegar à terra entre domingo e segunda-feira, nos litorais das ilhas de Kyushu, Shikoku e Honshu, onde está Tóquio, a capital do país.

Algumas ilhas afastadas do sudoeste do país anteciparam a votação, e os cidadãos já foram às urnas neste sábado para que as cédulas possam ser levadas de barco aos centros de apuração antes da chegada do tufão, informou a emissora "NHK".

A Agência Meteorológica Nacional fez ontem uma inusual recomendação para que os cidadãos votem antecipadamente por causa do perigo da ocorrência de "fortes ventos, chuvas e ondas" no país no domingo, o que pode gerar deslizamentos de terras e inundações.

As autoridades temem que as condições climáticas adversas tenham um forte impacto na participação das eleições de amanha, como ocorreu em 1979, quando um tufão atingiu Tóquio.

Naquele pleito, também para eleger a câmara baixa do parlamento, a participação foi de 53%, dez pontos percentuais a menos do que na eleição anterior.

O pior índice de participação já registrado nas eleições do Japão ocorreu em dezembro de 2014, quando apenas 52% das pessoas aptas a votar foram às urnas.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos