Presidente da Eslovênia disputará segundo turno com Marjan Sarec

Zagreb, 22 out (EFE).- Sem conquistar a maioria absoluta, o presidente da Eslovênia, Borut Pahor, vai disputar dentro de três semanas o segundo turno das eleições com Marjan Sarec, que ficou em segundo lugar.

Com 72% das urnas apuradas, Pahor tem 47,3% dos votos, contra os 24,7% de Sarec, prefeito da pequena cidade de Kamnik. A primeira pesquisa de boca de urna divulgada pelo canal público no fechamento dos colégios dava a Pahor, de 53 anos, a reeleição, com 56% dos votos.

Ao votar hoje, o próprio presidente - no poder desde 2012 - mostrou pouca confiança em ganhar no primeiro turno a possibilidade de ficar por mais cinco anos no posto de chefe do Estado. Ao todo de nove candidatos, entre eles cinco mulheres, estavam na disputa.

Pahor se define como "europeu convicto", que defende a Eslovênia no núcleo "duro" de uma União a Europa "mais integrada e competitiva". Além disso, se apresenta como político experiente e capaz de unir o país.

Durante a campanha, ele foi apontado por Sarec como um exemplo de repetição dos mesmos líderes e de aplicação das mesmas políticas.

Pahor entrou na política há 28 anos, ainda antes da independência da Eslovênia, como integrante do Comitê Central da Liga dos Comunistas. Aos 26, foi o membro mais jovem do Comitê Central da Liga dos Comunistas da Eslovênia, que depois se tornou o Partido Social-Democrata, presidido por ele de 1997 a 2012.

Foi eleito pela primeira vez deputado em 1990, sendo presidente do parlamento entre 2000 e 2004. Depois, venceu o pleito para a Eurocâmara, onde ficou até 2008. Por fim, chegou ao posto de primeiro-ministro, ocupado até 2011, antes de se eleger pela primeira vez para a presidência do país.

Aproximadamente, 1,7 milhão estava habilitado a escolher quem será o presidente do país, um cargo majoritariamente representativo, com poucas atribuições executivas, mas com forte poder simbólico. Conforme dados oficiais, a participação foi muito baixa e às 16h, três antes do fechamento dos colégios, apenas 32% da população apta tinha comparecido.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Newsletter UOL

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos