Tillerson se reúne com rei da Arábia Saudita para falar sobre Iêmen e Catar

Riad, 22 out (EFE).- O secretário de Estado dos Estados Unidos, Rex Tillerson, se reuniu neste domingo com o rei da Arábia Saudita, Salman bin Abdul Aziz, no começo de uma viagem que o levará também ao Catar, e que tem como objetivo abordar a crise diplomática na região, a guerra no Iêmen e as tensões com o Irã.

De acordo com um comunicado oficial divulgado pelo governo da Arábia Saudita, Tillerson e Salman conversaram sobre as relações entre os dois países e os horizontes de cooperação bilateral, assim como sobre a evolução dos eventos da região.

Tillerson começou em Riad uma viagem que o levará a Catar, Paquistão, Índia e Suíça.

Na capital saudita, ele participará da inauguração do Conselho de Coordenação entre a Arábia Saudita e o Iraque, um evento que também terá a presença do primeiro-ministro iraquiano, Haider al Abadi.

No Catar, o chefe da diplomacia americana se reunirá com os líderes do país para discutir os esforços conjuntos contra o terrorismo e a crise dos países da região com o emirado.

Arábia Saudita, Emirados Árabes Unidos, Bahrein e Egito romperam relações diplomáticas com o Catar em junho após acusar o país de apoiar e financiar grupos terroristas. Doha também foi acusada de interferir nos assuntos internos dos vizinhos da região.

Os quatro países enviaram uma lista de demandas ao Catar, que nega todas as acusações. Entre os pedidos, há o destaque para a solicitação de fechamento da emissora "Al Jazeera".

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos