Coalizão governante de Abe assegura maioria de 2/3 em eleições

Tóquio, 23 out (EFE).- A coalizão governante do primeiro-ministro de Japão, Shinzo Abe, conseguiu uma ampla maioria de dois terços nas eleições deste domingo, das quais sai reforçada para realizar suas políticas e a sua ambiciosa busca de emendar a Constituição.

O Partido Liberal Democrata (PLD) de Abe conseguiu 283 cadeiras e seu parceiro Komeito 29, o que juntos os deixam acima das 310 que formam os dois terços da Câmara Baixa, composta por 465 membros, segundo os últimos dados publicados pela rede estatal "NHK", faltando quatro cadeiras para serem definidas.

Trata-se de uma vitória significativa porque para propor uma emenda da Carta Magna, além de um referendo nacional, é necessário ter essa maioria de dois terços em ambas as Câmaras parlamentares, e a coalizão governante já a possui na Câmara Alta.

Uma oposição dividida e uma participação afetada pelo passagem de um potente tufão pelo país no dia das eleições - que deixou cinco mortos - deram ao conservador Abe uma ampla vitória que o encaminha além disso a se tornar no premiê com mais tempo no cargo no Japão.

As disputas internas dentro do até agora principal partido da oposição, o Partido Democrático (PD), deu lugar a uma cisão do seu setor mais liberal no Partido Constitucional Democrático do Japão (PCDJ), liderado por Yukio Edano, que se tornou a segunda maior força política do país com a obtenção de 54 cadeiras.

Por outro lado, o Partido da Esperança, criado justamente antes das eleições pela popular governadora de Tóquio, Yuriko Koike, colheu resultados decepcionantes, ficando em terceiro lugar com 49 cadeiras, apesar de a princípio ter sido visto como alternativa real ao imbatível PLD, em que ela militou até pouco atrás.

O Partido Comunista de Japão (PCJ) assegurou nestas eleições 12 cadeiras, enquanto que o Partido da Restauração (PRJ) e o Partido Social Democrata (PSD) obtiveram 10 e 1, respectivamente, segundo a "NHK".

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Newsletter UOL

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos