Puigdemont cogita ir ao Senado espanhol para rejeitar medidas do governo

Barcelona (Espanha), 23 out (EFE).- O presidente do governo regional da Catalunha, Carles Puigdemont, planeja comparecer ao Senado espanhol para expor sua rejeição às medidas pelas quais o Executivo central assume competências dessa autonomia para evitar o atual processo independentista.

A coordenadora-geral do partido de Puigdemont (PDeCAT, centro-direita), Marta Pascal, disse nesta segunda-feira à imprensa que a presença de Puigdemont no Senado "é uma possibilidade" e que, se "considerasse oportuno comparecer", sua legenda se sentiria "cômoda" e lhe daria "apoio".

No último sábado o Conselho de Ministros propôs - para sua ratificação pelo Senado na próxima sexta-feira - o afastamento de todo o gabinete de Puigdemont, a limitação de funções do parlamento catalão e a tomada de controle das finanças e da polícia regional, entre outras disposições.

No Senado espanhol se constituirá nesta terça-feira a comissão que vai se encarregar da tramitação desse decreto e perante a qual Puigdemont poderia comparecer para contestar as medidas do governo.

O vice-presidente do Senado, Pedro Sanz, disse hoje que seria "muito positivo" receber Puigdemont para que possa fazer defender pessoalmente os argumentos contrários às medidas adotadas pelo Executivo de Mariano Rajoy.

No entanto, o calendário fixado pelo Senado faz com que Puigdemont só possa comparecer na tarde da quinta-feira, mesmo dia em que convocou o plenário do parlamento da Catalunha para responder ao governo espanhol.

"Esta mão estendida ao diálogo não nos faz mover nem um centímetro em nosso compromisso e determinação com o que votaram os cidadãos no dia 1º de outubro", disse Pascal em alusão à hipótese da presença de Puigdemont no Senado.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos