Partido Comunista da China elege novo Comitê Central

Pequim, 24 out (EFE).- O Partido Comunista da China (PCCh) completou, nesta terça-feira, a eleição de um novo Comitê Central, o grupo de cerca de 200 membros (mais aproximadamente 170 suplentes) chefiados pelo partido no poder.

A eleição foi realizada na cerimônia de encerramento do XIX Congresso do PCCh, no Grande Palácio do Povo de Pequim, com o comparecimento de 2,3 mil delegados da formação que votaram os novos componentes do órgão diretivo.

Os membros do Comitê Central ainda não foram divulgados, embora a lista seja divulgada hoje.

O novo Comitê Central realizará hoje a sua primeira reunião, onde vão escolher entre seus membros um Politburo (formado por cerca de 25 pessoas) o que, por sua vez, deixará o Comitê Permanente (sete membros), o ápice do poder do Partido e no regime comunista.

O novo Comitê Permanente, que deverá repetir a presença, tanto o presidente chinês Xi Jinping, como o primeiro-ministro Li Keqiang, será revelado amanhã, em uma solene cerimônia no Grande Palácio do Povo.

A expectativa gira em torno de que outros cargos que os acompanharão, já que entre eles poderia haver algum potencial sucessor de Xi na próxima década, embora também existam dúvidas de que o presidente tenha intenção de se retirar em 2023, quando em teoria termina seu segundo mandato.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos