Xi Jinping e Li Keqiang seguem como membros do Comitê Central do PCCh

Pequim, 24 out (EFE).- O presidente da China, Xi Jinping, e o primeiro-ministro, Li Keqiang, seguem como membros do Comitê Central do Partido Comunista da China (PCCh), de acordo com uma lista dos membros mais destacados divulgada nesta terça-feira pela agência oficial "Xinhua".

O Comitê Central que governa desde 1949, formado por cerca de 200 membros e 170 suplentes, escolherá hoje entre seus membros um Politburo de cerca de 25 pessoas, das quais sete devem fazer parte do Comitê Permanente, o maior órgão do poder no PCCh.

Outros membros destacados do novo Comitê Central, antecipado hoje pela agência, são Wang Huning (assessor do presidente Xi para assuntos exteriores), Liu Qibao (chefe do Departamento de Propaganda) e o general Xu Qiliang, vice-presidente da Comissão Militar Central.

Além disso, tem o vice-primeiro ministro Wang Yang, Zhang Chunxian (ex-chefe do PCCh na conflituosa região de Xinjiang), Zhao Leji (chefe do Departamento de Organização do Partido), Han Zheng (chefe do PCCh em Xangai) e Li Zhanshu (secretário pessoal de Xi).

Na lista figura apenas uma mulher, Sun Chunlan (chefe da Frente Unida, único sindicato do regime) e apenas um claro aliado da facção do ex-presidente Hu Jintao (Hu Chunhua, chefe do Partido na província de Cantão).

Amanhã serão apresentados, em uma cerimônia solene no Grande Palácio do Povo, os novos membros do poderoso Comitê Permanente.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos