Topo

Rajoy afirma que única opção na Catalunha é assumir funções autonômicas

25/10/2017 08h03

Madri, 25 out (EFE).- O chefe do governo da Espanha, Mariano Rajoy, assegurou nesta quarta-feira que a "única possível" resposta que lhe deixou o presidente catalão, Carles Puigdemont, perante seu desafio separatista, é exercer temporariamente as competências regionais da Catalunha, tal como determina a Constituição.

Rajoy defendeu a aplicação dessas medidas na sessão de controle ao Executivo no Congresso, em resposta ao porta-voz do ERC (independentistas republicanos catalães), Joan Tardá, que pediu sua retirada.

O governo espanhol propôs no último dia 21 o afastamento do presidente Puigdemont, e todo seu governo, a limitação das funções do parlamento regional da Catalunha e a convocação de eleições para restaurar a ordem constitucional nessa região autônoma, medidas que devem ser validadas pelo Senado.

Rajoy lamentou a falta de diálogo de Puigdemont e se referiu à possibilidade de que o presidente do governo catalão compareça ao Senado antes que essas medidas sejam votadas no próximo dia 27.

"Vamos ver se agora tem a boa vontade de comparecer ao Senado para apresentar suas propostas perante o conjunto dos cidadãos", declarou.

O chefe do Executivo espanhol reforçou que seu objetivo é restaurar a legalidade, apostar na convivência e solucionar as consequências econômicas do processo independentista.

A 48 horas de que o Senado aprove definitivamente as medidas planejadas pelo governo espanhol, Puigdemont contrapesa a resposta às mesmas, que estão entre declarar de maneira unilateral a independência ou convocar eleições autonômicas.

Perante esta última opção, distintas vozes entre os políticos espanhóis analisam se a convocação dessas eleições seria uma razão suficiente para suspender as medidas do governo.