Topo

Helicóptero russo com 8 pessoas a bordo cai no Ártico

26/10/2017 13h42

Copenhague, 26 out (EFE).- Um helicóptero russo com oito pessoas a bordo caiu nesta quinta-feira no mar perto do arquipélago norueguês de Svalbard, no Círculo Polar Ártico, informaram os serviços de resgate do país escandinavo, que não deram dados sobre o paradeiro dos ocupantes.

O aparelho caiu a dois ou três quilômetros de Barentsburg, a segunda maior cidade deste arquipélago, afirmou na sua conta na rede social Twitter a mesma fonte.

"Avisaram-nos da torre de controle de Longyearbyen - a cidade mais povoada de Svalbard -, às 15h45 (11h45 horário de Brasília) que tinha desaparecido um helicóptero russo, que viajava de Pyramiden a Barentsburg", declarou à televisão pública o chefe dos serviços de resgate no norte da Noruega, Finn Tore Sortland.

Dois helicópteros foram enviados à região, assim como vários veículos civis, enquanto o hospital de Longyearbyen declarou o estado de alarme.

Embora Svalbard esteja sob soberania norueguesa, pode-se viajar para a ilha sem visto e um tratado de 1920 permite a todos os países signatários, a Rússia entre eles, explorar seus recursos naturais. EFE

alc/ma