Polícia prende 11 traficantes de pessoas no Reino Unido

Londres, 26 out (EFE).- A Polícia britânica efetuou nesta quinta-feira 11 detenções no Reino Unido após operações em vários pontos do país nesta madrugada, como parte de uma investigação europeia sobre tráfico de seres humanos.

As prisões foram feitas em Londres, Birmingham e Gateshead com base na suspeita de que esses indivíduos pertencem a um grupo do crime organizado que usa veículos com compartimentos secretos para transportar ilegalmente imigrantes pelo país.

A ação fez parte de uma grande investigação, que também gerou a detenção de 15 pessoas na Bulgária e na Bélgica.

Ao todo, 200 agentes participaram da operação "Halifax", liderada pelo Ministério do Interior do Reino Unido.

De acordo com a imprensa britânica, as pessoas que entravam ilegalmente no país procediam principalmente do Afeganistão, do Paquistão e do Vietnã. Além disso, a quadrilha costumava utilizar caminhonetes e caminhões especialmente adaptados para viajar pela Europa.

Dos 11 detidos, sete foram presos em Londres, dois em Birmingham e outros dois em Gateshead por ter "colaborado com a imigração ilegal".

De acordo com o diretor do Departamento de Investigação Criminal e Financeira, Steve Dann, a rede fazia tentativas sistemáticas de burlar os controles de imigração do Reino Unido.

"Introduzir ilegalmente uma pessoa em um país é cruel e perigoso. Com frequência esses indivíduos vulneráveis são tratados como mercadorias", acrescentou.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Newsletter UOL

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos