Protestos contra eleições presidenciais no Quênia deixam pelo menos 4 mortos

Nairóbi, 26 out (EFE).- Pelo menos quatro pessoas morreram e 20 ficaram feridas em enfrentamentos com a polícia durante os protestos da oposição contra a repetição nesta quinta-feira das eleições presidenciais no Quênia, informou a imprensa local.

Duas das mortes ocorreram na capital, Nairóbi, enquanto as outras duas foram registradas nos nichos eleitorais opositores de Homa Bay e Kisumu, onde a votação nem sequer tinham começado a uma hora do fechamento dos colégios, marcado para as 17h (horário local, 12h de Brasília).

As quatro pessoas morreram baleadas pelas forças de segurança encarregadas de dispersar os manifestantes, que tentavam bloquear o acesso aos colégios eleitorais para impedir a votação.

Os feridos, alguns deles também por disparos, também são destas três cidades e de outras áreas de maioria opositora, como Migori.

No entanto, a polícia desmentiu em comunicado uma das quatro mortes, a que teria ocorrido no bairro de Mathare (Nairóbi), e denunciou que estas informações "são evidentemente falsas, com o objetivo de fazer crer que as eleições estão conturbadas por uma violência generalizada".

A nota só confirma uma morte em Homa Bay e explica que esta aconteceu quando os agentes tentavam se proteger de um ataque dos manifestantes à sua delegacia.

Segundo a polícia, estes "incidentes isolados" são protagonizados por "bandos de jovens" em apenas cinco dos 47 condados do país.

Apesar de o principal líder da coalizão opositora, a Super Aliança Nacional (Nasa), Raila Odinga, pedir aos seus seguidores que não saíssem de suas casas, alguns decidiram se manifestar.

Em áreas ocidentais como Kisumu ou Siaya, os seguidores da oposição levantaram barricadas para evitar que o material de votação chegasse aos colégios eleitorais.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

UOL Newsletter

Para começar e terminar o dia bem informado.

Quero Receber

UOL Cursos Online

Todos os cursos