Topo

Alemanha diz não reconhecer declaração de independência do parlamento catalão

27/10/2017 14h45

Berlim, 27 out (EFE).- O governo da Alemanha disse nesta sexta-feira não reconhecer a declaração unilateral de independência aprovada pelo parlamento regional da Catalunha, além de ter ressaltado o apoio às medidas adotadas pelo governo da Espanha.

O porta-voz do governo alemão, Steffen Seibert, afirmou em comunicado que seu país apoia a "clara postura" do presidente do governo espanhol, Mariano Rajoy, em defesa da "ordem constitucional".

Seibert ressaltou ainda que a "soberania e a integridade territoriais da Espanha são e se mantêm invioláveis".

"Esperamos que os envolvidos aproveitem todas as oportunidades para o diálogo", acrescentou.

"Uma declaração unilateral de independência viola estes princípios protegidos", assegurou o porta-voz, que destacou o esforço do governo espanhol para "o exercício e a recuperação da ordem constitucional".

O governo alemão, segundo ressalta o comunicado, vê com "preocupação" o "novo agravamento da situação na Catalunha devido à nova violação da Constituição por parte do parlamento regional catalão".

Horas antes de o parlamento regional aprovar uma resolução que determina que sejam tomadas as medidas necessárias para desenvolver o marco legal de uma república independente da Espanha, a vice-porta-voz do governo, Ulrike Demmer, havia dito que confiava que essa câmara respeitaria "a ordem legal e constitucional espanhola para evitar uma nova escalada" da situação.

"Apoiamos a posição do governo espanhol, que é, além disso, uma posição multipartidária", declarou Demmer, lembrando que a chanceler, Angela Merkel, manifestou essa postura a Rajoy na última cúpula europeia.

Na opinião de Berlim, "deve respeitar-se a ordem constitucional e a unidade da Espanha e também devem ser garantidos os direitos e liberdades de todos os cidadãos na Espanha".