Chefe das forças de segurança do Hamas sobrevive à tentativa de assassinato

Gaza, 27 out (EFE).- O chefe das forças de segurança do movimento islamita Hamas na Faixa de Gaza, Tawfiq Abu Neem, ficou ferido nesta sexta-feira após a detonação de uma bomba instalada no veículo no qual transitava, informou o Ministério do Interior.

Segundo fontes oficiais, o ataque aconteceu nas imediações de uma das mesquitas no campo de refugiados de Nuseirat, no centro da Faixa de Gaza, depois da oração de sexta-feira.

Abu Neem sofreu ferimentos em uma perna, nas costas e na cabeça e foi transferido a um centro hospitalar, segundo fontes médicas.

A explosão aconteceu quando a brigada deixava a mesquita e atingiu vários cidadãos, acrescentou a agência de notícias "Maan" citando testemunhas.

Abu Neem tem categoria de ministro de Interior em Gaza e é comandante do aparelho de segurança no enclave litorâneo.

Em 2011, foi libertado de uma prisão israelense como parte da troca de prisioneiros entre o movimento islamita e Israel.

O escritório de Interior de Gaza informou do fechamento imediato da área do incidente para efetuar uma varredura nas imediações na busca de suspeitos e da abertura de uma investigação.

O Hamas está imerso atualmente em processo de reconciliação política com os nacionalistas do Fatah que implica na tomada de controle do enclave por parte da Autoridade Nacional Palestina (ANP), inclusive a área de segurança.

No próximo dia 21 de novembro, Hamas, o Fatah e as demais facções palestinas devem reunir-se no Cairo para debater questões relacionadas com o desarmamento dos grupos militares, a formação de um governo de unidade e a realização de eleições gerais.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Newsletter UOL

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos