Topo

China pede que EUA proíbam que presidente de Taiwan faça escala no Havaí

27/10/2017 11h58

Pequim/Taipé, 27 out (EFE).- O Ministério de Relações Exteriores da China pediu nesta sexta-feira aos Estados Unidos que não permitam que a presidente de Taiwan, Tsai Ing-wen, faça uma parada técnica nas ilhas americanas do Havaí e de Guam quando realizar uma visita oficial a três dos seus territórios aliados no Pacífico Sul.

Tsai, que realizará uma visita oficial às Ilhas Marshall, Ilhas Salomão e Tuvalu entre 28 de outubro e 4 de novembro com o objetivo de reforçar os seus laços bilaterais, pretende fazer uma escala no Havaí amanhã e outra em Guam em 3 de novembro.

"Espero que os Estados Unidos respeitem o preceito de 'uma só China' (...) e que não permitam que Tsai faça essas paradas", disse nesta sexta-feira em entrevista coletiva o porta-voz de Relações Exteriores chinês, Geng Shuang, que acrescentou que Pequim já tinha apresentado a Washington uma queixa formal sobre o assunto.

O representante chinês ressaltou a importância de que os EUA realizassem "ações concretas para manter a estabilidade" tanto da China como de Taiwan e solicitou ao governo americano que "não envie sinais errados".

Geng expressou seu desejo de evitar que Tsai fizesse tais escalas no Pacífico Sul pelo temor de possíveis encontros diplomatas entre representantes dos EUA e de Taiwan.

Devido ao sítio chinês, Taiwan conta apenas com 20 aliados diplomáticos no mundo todo, dos quais metade estão na América Latina e no Caribe, embora nos últimos tempos países como o Panamá tenham passado para o lado chinês.

No entanto, esta é a terceira viagem oficial ao exterior da presidente taiwanesa, que já visitou anteriormente outros aliados na América Latina, com escalas em diferentes pontos do território continental dos Estados Unidos.