Topo

EUA afirmam que a Catalunha é "parte integral" da Espanha

27/10/2017 13h47

Washington, 27 out (EFE).- O Departamento de Estado dos Estados Unidos afirmou nesta sexta-feira que a Catalunha é uma "parte integral" da Espanha e afirmou que o governo americano apoia as medidas tomadas pelo Executivo liderado por Mariano Rajoy para manter o país "forte e unido".

"A Catalunha é uma parte integral da Espanha, e os EUA apoiam as medidas constitucionais do governo espanhol para manter a Espanha forte e unida", disse a porta-voz do Departamento de Estado, Heather Nauert, em um breve comunicado.

Na nota, o Departamento de Estado afirmou que os EUA "desfruta de uma grande amizade" e de uma "duradoura" colaboração com a Espanha, um aliado na Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan).

"Nossos dois países cooperam estreitamente para impulsionar nossas prioridades compartilhadas em segurança e em economia", disse a porta-voz da diplomacia americana.

A reação oficial dos EUA ocorreu após o parlamento da Catalunha ter aprovado uma resolução da independência da região. O governo da Espanha já se prepara para destituir todo o governo autônomo catalão e restaurar a ordem constitucional.

Em resposta a essa resolução, o Senado da Espanha aprovou, por maioria absoluta, as medidas que o governo central propôs para conter o processo separatista na Catalunha.

Entre as medidas estão a destituição do governo regional, a limitação dos poderes do parlamento catalão e a realização de eleições regionais no prazo máximo de seis meses.

A posição adotada hoje pelo Departamento de Estado está em linha com as declarações anteriores feitas pelo governo americano em favor da integridade territorial da Espanha.

Quando Rajoy visitou Washington no fim de setembro, o presidente dos EUA, Donald Trump, disse que a Espanha é um "grande país" e que deveria "permanecer unido". O republicano ainda afirmou que a independência da Catalunha era uma "bobagem".