Topo

Milhares de pessoas comemoram declaração da independência na Catalunha

27/10/2017 15h10

Barcelona (Espanha), 27 out (EFE).- Milhares de pessoas se concentraram nesta sexta-feira em diferentes pontos de Barcelona para comemorar a declaração unilateral de independência aprovada pelo parlamento regional e dar as boas-vindas à "República da Catalunha".

Cerca de 6.000 pessoas, segundo a Guarda Urbana, se reuniram espontaneamente em frente à sede do governo regional catalão, em um ambiente festivo e levando bandeiras independentistas, conhecidas como "esteladas", assim como cartazes a favor da separação da Catalunha do resto da Espanha.

Os concentrados, de todas as idades, entoaram gritos como "Fora, fora, fora, a bandeira espanhola", em referência à que tremula na fachada do edifício que abriga o Executivo regional catalão, enquanto se esperava o início do que denominaram como "o primeiro show de música da república catalã".

A maioria dos manifestantes chegou dos arredores do parlamento regional, onde, convocados pelas organizações independentistas Omnìum Cultural e Assembleia Nacional Catalã (ANC), cerca de 15.000 pessoas, segundo a Câmara Municipal de Barcelona, acompanharam, através de três telões, a votação na qual foi aprovada a declaração da independência.

Ali, aproveitaram para reivindicar a liberdade dos líderes de ambas entidades, Jordi Cruixart e Jordi Sánchez, respectivamente, em prisão preventiva desde o último dia 16 de outubro por um crime de insurreição.