Topo

Separatistas pedem que independência da Catalunha seja votada hoje

27/10/2017 08h38

Barcelona (Espanha), 27 out (EFE).- Os independentistas catalães registraram nesta sexta-feira no parlamento regional uma proposta para "declarar a Catalunha como Estado independente em forma de república".

O projeto foi apresentado pela coalizão de governo JxSí, que agrupa independentistas de centro-direita e republicanos de esquerda, e pela CUP, independentistas antissistema, e a previsão é que seja submetido à votação na manhã de hoje, sem a participação dos partidos unionistas.

Os grupos independentistas argumentam que assim pretendem "assumir o mandato do povo expressado no referendo" de independência de 1º de outubro, declarado ilegal pela Justiça espanhola.

Nesse dia, pouco mais de dois milhões de pessoas, sobre um censo de pouco mais de cinco milhões, votaram em favor da independência.

O projeto dos independentistas catalães chega ao parlamento regional ao mesmo tempo em que no Senado espanhol são votadas as medidas legais propostas pelo governo espanhol para impedir a secessão.

Entre essas medidas estão a remoção de todo o governo catalão, a redução de competências do parlamento regional e a convocação de eleições regionais em menos de seis meses.

Ao longo de dia de ontem diferentes políticos tentaram mediar para que o presidente do governo catalão, Carles Puigdemont, anunciasse convocação de eleições e evitasse a efetividade de tais medidas, mas não tiveram sucesso.