Sérvia não reconhece independência da Catalunha

Belgrado, 27 out (EFE).- A Sérvia não reconhece a declaração unilateral de independência aprovada no parlamento regional da Catalunha e apoia a integridade territorial da Espanha, anunciou nesta sexta-feira o ministro das Relações Exteriores da ex-república iugoslava, Ivica Dacic.

"A Sérvia apoia a integridade territorial e a unidade da Espanha. Esse ato não está em conformidade com o sistema constitucional espanhol", disse Dacic, segundo a agência de notícias "Tanjug", que acrescentou que a declaração unilateral não tem nenhum efeito legal para a Sérvia.

"Ao contrário da forma como outros países do mundo reagiram à declaração unilateral de independência do Kosovo, a posição da Sérvia está baseada em princípios e ela não aceita nenhum ato unilateral em nenhum lugar, inclusive na Catalunha. A nossa posição é clara", indicou o chanceler sérvio.

Dacic afirmou que a similaridade entre Catalunha e Kosovo reside no fato de que ambos os casos foram atos unilaterais.

"O caminho escolhido pelo Kosovo e pela Catalunha é o mesmo. O problema é que, neste último caso, as grandes potências não apoiam a Catalunha. Já no caso de Kosovo, o interesse delas foi diferente", declarou Dacic.

O Kosovo, uma antiga província sérvia cujos habitantes são, em sua maioria, albaneses étnicos, proclamou a independência em 2008, que a Sérvia não reconhece, mas que foi reconhecida por mais de 100 países, entre eles os Estados Unidos e a maioria dos Estados-membros da União Europeia, mas não por Espanha, Brasil, Rússia, China e Índia, entre outros.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos