Topo

Turquia diz que declaração de independência catalã foi "passo incorreto"

27/10/2017 18h45

Istambul, 27 out (EFE).- O Ministério das Relações Exteriores da Turquia disse nesta sexta-feira que a declaração unilateral de independência do Parlamento catalão "não representa um passo na direção correta" e "não reflete a vontade do povo da Espanha e da região".

O comunicado do Ministério destaca que a Turquia "acompanha de perto os fatos na Comunidade Autônoma da Catalunha".

"A declaração de independência realizada hoje à tarde pelo Parlamento da Comunidade Autônoma da Catalunha não representa um passo na direção correta. Consideramos fundamental respeitar a integridade territorial da Espanha, junto à Constituição e à vontade do povo espanhol", afirma o texto.

"Consideramos que a decisão unilateral do Parlamento não se ajusta à Constituição espanhola nem às leis e não reflete a vontade do povo da Espanha e da região", acrescenta.

"Desejamos que não persista esta decisão unilateral, que não é constitucional e pode abrir caminho às tensões e à escalada, e que seja encontrada uma solução baseada na supremacia da lei em um marco democrático", ressalta a nota.

"A Turquia, um país amigo e aliado, não tem dúvidas de que o governo e as instituições da Espanha superarão este momento e apoiará os esforços nesse sentido", conclui o comunicado.