Topo

Ossétia do Sul se mostra disposta a reconhecer independência da Catalunha

28/10/2017 07h28

Moscou, 28 out (EFE).- A república separatista da Ossétia do Sul, que rompeu laços com a Geórgia em 2008, se mostrou neste sábado disposta a reconhecer a independência da região espanhola da Catalunha se receber uma solicitação nesse sentido.

"Os dirigentes de Ossétia do Sul estudarão o assunto do reconhecimento da independência da Catalunha se receberem a correspondente solicitação", disse Dmitri Medoev, ministro de Assuntos Exteriores dessa república, à imprensa oficial russa.

O diplomata da Ossétia do Sul ressaltou que "ninguém tem direito de negar aos moradores da Catalunha a aspiração de ter o seu próprio Estado".

"O referendo é a máxima forma de expressão da vontade popular", acrescentou.

Medoev lembrou ainda que acaba de retornar da Catalunha, onde abriu esta semana um escritório de representação, como tinha feito antes em outros países europeus.

A outra república separatista georgiana, a Abkházia, também se mostrou ontem disposta a reconhecer a independência catalã se receber um pedido nesse sentido.

A Rússia reconheceu a independência da Ossétia do Sul e da Abkházia após derrotar a Geórgia em um breve, mas sangrento conflito pelo controle desses territórios em agosto de 2008, decisão acompanhada por Venezuela, Nicarágua e Nauru.

O parlamento regional catalão aprovou na sexta-feira uma resolução a favor da independência da Catalunha, que já foi rejeitada por Estados Unidos, Alemanha, França, Reino Unido, Itália, OTAN e os principais países ocidentais.