Topo

China apoia esforço da Espanha para manter integridade de seu território

29/10/2017 08h38

Xangai (China), 29 out (EFE).- A China expressou neste domingo seu apoio ao "esforço" do governo da Espanha para manter "a integridade do seu território", se mostrou contra qualquer comportamento separatista e disse confiar que o país será capaz de manter "a ordem social".

A uma pergunta da Agência Efe sobre a declaração unilateral de independência do parlamento da Catalunha, o Ministério de Relações Exteriores chinês, apesar de "ser um assunto interno do governo espanhol", foi mais contundente que em outras ocasiões e mostrou seu respaldo ao governo do presidente Mariano Rajoy.

"Entendemos e apoiamos o esforço do governo espanhol em manter a união do seu povo e a integridade do seu território", indica em uma nota a pasta de Exteriores da China.

"Estamos contra os comportamentos separatistas ou de destruição do sistema legal e estamos convencidos de que a Espanha é capaz de manter a ordem social e as garantias de direito da sua gente sob a margem da lei e do seu sistema", acrescenta o texto.

A mensagem destaca ainda que ambas nações "são países amigos" e "seguiremos desenvolvendo com a Espanha a colaboração amigável em todos os aspectos, sob o respeito mútuo da soberania e da integridade do território e de não-intervenção nos assuntos internos de cada país".

Na China são vários os problemas relacionados com o separatismo em territórios como Hong Kong, Tibete, Xinjiang e Taiwan, uma ilha já independente de fato, mas que as autoridades chinesas seguem considerando parte do seu território.
 

As aspirações separatistas na Europa

AFP