Iraque fecha acordo com curdos para assumir controle de passagem fronteiriça

Bagdá, 29 out (EFE).- As forças do Iraque e a tropas 'peshmerga' do Curdistão alcançaram um acordo neste domingo para que as tropas do governo central em Bagdá assumam o controle da passagem fronteiriça de Fish Jabur, situado na divisa entre Iraque, Síria e Turquia, informou à Agência Efe uma fonte militar iraquiana.

Mohammed al Jabouri, do Comando de Operações Conjuntas, que lidera a campanha militar das forças iraquianas nos territórios disputados com a região autônoma do Curdistão no norte do Iraque, disse que as delegações negociadoras chegaram a um acordo nesse sentido.

Além disso, ambas as partes trataram da entrega dos dois aeroportos curdos de Erbil e Suleimaniya às autoridades centrais em Bagdá, segundo a fonte, que não ofereceu mais detalhes a respeito.

Jabouri destacou que "as forças federais se movem em virtude da Constituição iraquiana", que reconhece a autonomia do Curdistão e estabelece que o status dos territórios disputados deveria ter sido resolvido em 2007.

A operação militar lançada por Bagdá em meados de outubro acontece após o referendo de independência que as autoridades curdas realizaram em 25 de setembro na região autônoma e em algumas áreas disputadas, como a província petrolífera de Kirkuk.

Nas últimas duas semanas, tropas iraquianas e milícias aliadas recuperaram grande parte dessas áreas e, desde a sexta-feira, está em vigor um cessar-fogo para permitir negociações entre as duas partes.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

UOL Newsletter

Receba por e-mail as principais notícias sem pagar nada.

Quero Receber

UOL Cursos Online

Todos os cursos