Topo

Forças iraquianas retomam 7 localidades do EI no noroeste do país

31/10/2017 13h58

Bagdá, 31 out (EFE).- As forças iraquianas tomaram nesta terça-feira do grupo terrorista Estado Islâmico (EI) o controle de um município e seis povoados na região da El Qaim, no noroeste do Iraque, considerado o último reduto dos jihadistas no país.

O subcomandante das Operações Conjuntas, Abdelamir Rashid Yarala, detalhou em comunicado que as áreas recuperadas são o município de Al Obeidi e os povoados de Al Bert, Afit, Al Jasim, Al Rafeda, Al Yurn e Al Safra.

Yarala destacou que as tropas continuam avançando em Al Qaim, comarca situada na província da Al Anbar e fronteiriça com a Síria.

A campanha militar contra o EI em Al Qaim e seus arredores começou no dia 26 de outubro e conta com a participação de unidades do exército, da Polícia Federal e das milícias pró-governo Multidão Popular, lideradas por xiitas.

Além disso, as forças iraquianas contam com o apoio aéreo da coalizão internacional liderada pelos Estados Unidos e desenvolveram várias ofensivas bem-sucedidas contra o EI no norte do país nos últimos 12 meses.

Entre outubro de 2016 e julho de 2017 se desenvolveu a batalha para expulsar os jihadistas de Mossul, a cidade mais importante que esteve sob o domínio do grupo radical desde junho de 2014.