PUBLICIDADE
Topo

Polícia alemã detém sírio suspeito de preparar atentado

31/10/2017 14h16

Berlim, 31 out (EFE).- A polícia da Alemanha deteve nesta terça-feira um sírio de 19 anos, identificado como Yamen A., sob a suspeita de preparar um atentado com explosivos, informou a procuradoria federal de Karlsruhe, no sudoeste do país.

"Evitamos um atentado grave na Alemanha. A detenção aconteceu no momento oportuno; nem muito cedo, razão pela qual se pôde obter provas, nem muito tarde, com o que se conjurou o perigo", disse o ministro de Interior, Thomas Maiziere, horas depois da divulgação da notícia.

De Maiziere agradeceu aos organismos de segurança por seu trabalho e disse que a situação de segurança na Alemanha não mudou e que segue existindo um "perigo abstrato" de ocorrência de atentados.

Segundo a procuradoria, Yamen A., motivado pela ideologia islamita, teria feito preparativos concretos para atacar com "material altamente explosivo" com o propósito de matar o maior número de pessoas possíveis.

No entanto, segundo a mesma fonte, até o momento não há nada que permita supor que Yamen A. estivesse integrado em uma organização terrorista.

A detenção aconteceu nesta madrugada em Schwerin, no leste do país, e na operação participaram unidades especiais da polícia e do Escritório Federal do Crime.

O detido tinha sido observado durante mais de uma semana e a procuradoria parte da hipótese que, no mais tardar em julho de 2017, Yamen A. tomou a decisão de cometer um atentado na Alemanha e começou a reunir o material que necessitava para a construção de uma bomba.

Em uma batida em sua casa, os policiais encontraram precursores do explosivo TATP que o suspeito teria comprado pela internet, além de diversos transmissores, um deles já manipulado.

As autoridades ainda não têm certeza se Yamen A. já tinha escolhido um alvo concreto.