Americana Susan Page dirigirá nova missão da ONU no Haiti

Nações Unidas, 1 nov (EFE).- A ONU anunciou nesta quarta-feira a nomeação da americana Susan Page como representante especial no Haiti e chefe da nova missão da organização no país caribenho.

A operação, batizada Minujusth, começou em meados de outubro em substituição da já encerrada missão de paz Minustah, que estava há 13 anos no Haiti.

Page tinha trabalhado como responsável de Estado de Direito dentro da Minustah durante este ano e, anteriormente, tinha ocupado vários postos na diplomacia dos Estados Unidos, incluindo o de embaixadora no Sudão do Sul.

O secretário-geral da ONU, António Guterres, destacou em comunicado sua "extensa experiência de gestão e liderança" nos campos da diplomacia, no desenvolvimento internacional e no Estado de Direito.

Após a saída dos "boinas azuis", as Nações Unidas continuarão no Haiti com uma presença muito menor e centrada em apoiar à polícia haitiana e em questões de Justiça.

Hoje, a organização anunciou também outras nomeações, incluindo a da canadense Kim Bolduc como nova representante especial adjunta para a missão na República Democrática do Congo (Monusco).

Também foram nomeados a britânica Alice Walpole como representante especial adjunta no Iraque e o português Luis Carrilho como assessor político no Departamento de Operações de Paz.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos