Autor preparou atentado em Nova York com Estado Islâmico durante semanas

Nova York, 1 nov (EFE).- O autor do atentado terrorista cometido ontem em Nova York preparou por várias semanas o ataque e seguiu "exatamente" instruções do Estado Islâmico (EI) distribuídas em redes sociais, informaram nesta quarta-feira fontes oficiais.

O atropelamento de diversas pessoas que estavam em uma ciclovia no sudeste da ilha de Manhattan é considerado o pior ocorrido na cidade desde os atentados terroristas de 11 de setembro de 2001. O ataque deixou oito mortos, cinco deles de nacionalidade argentina, e 12 feridos.

Em entrevista coletiva, autoridades da polícia de Nova York identificaram pela primeira vez publicamente o autor do atentado como Safyullo Saipov, um homem de nacionalidade uzbeque, de 29 anos, que chegou aos Estados Unidos em março de 2010.

O prefeito de Nova York, Bill de Blasio, que participou da entrevista coletiva com o governador do estado homônimo, Andrew Cuomo, classificou o ataque como um "ato covarde" que, apesar da gravidade, não conseguiu interromper o ritmo normal da cidade.

"O terrorismo não vai nos mudar", ressaltou o prefeito.

Saipov, segundo as informações divulgadas hoje, alugou a caminhonete que utilizou para cometer o atropelamento uma hora antes do crime, em Nova Jersey, estado vizinho de Nova York e no qual mora.

Os policiais que participaram da entrevista coletiva não revelaram detalhes sobre as investigações, mas confirmaram terem encontrado provas de que Saipov atuou "em nome" do EI.

"Ele seguiu exatamente as instruções do EI em redes sociais", afirmou o subchefe da Polícia de Nova York e responsável pelas ações contra o terrorismo, John Miller.

O autor do atentado foi baleado na barriga por um policial que estava no local e está sob vigilância em um hospital. Ele já foi interrogado, mas não contou nada sobre o ataque.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos