Hamas finaliza transferência do controle das fronteiras de Gaza à ANP

Rafah (Gaza), 1 nov (EFE).- O Hamas finalizou nesta quarta-feira a transferência dos postos de fronteira entre a Faixa de Gaza e Israel e Egito em cerimônia com a presença de dirigentes do alto escalão do setor de segurança egípcio e representantes da Autoridade Nacional Palestina (ANP) e do movimento islâmico.

"De agora em diante, o governo de consenso palestino é o primeiro e último órgão responsável pelas passagens fronteiriças da Faixa de Gaza", disse Hisham Odwan, porta-voz da Corporação de Fronteiras do Hamas.

A ANP assumiu o controle de todos os postos fronteiriços: o de Rafah, com o Egito, e Erez, Kerem Shalom, Nahal Oz e Sofah, com Israel.

"As passagens foram completamente transferidas ao governo de consenso palestino sem a presença de nenhum funcionário, agente de segurança ou policial de Gaza (do Hamas), já que a ANP insistiu nisso", acrescentou Odwan.

Para o ministro palestino de Construção e Habitação, Mofeed Al Hasayneh, "este é o primeiro passo verdadeiro e prático do fim da divisão interna palestina que durou mais de dez anos".

O governo cancelou as velhas medidas de arrecadação de impostos e alfândegas: "De agora em diante não há amarelo, verde ou vermelho, todos somos palestinos e permaneceremos unidos", expressou Hasayneh em entrevista coletiva na passagem de Rafah.

No lado palestino da passagem fronteiriça foram hasteadas bandeiras egípcias e palestinas e colocadas fotos do presidente palestino, Mahmoud Abbas.

Hasayneh anunciou que o primeiro-ministro palestino, Rami Hamdallah, chegará nos próximos dias a Gaza para anular as medidas punitivas que a ANP impôs ao enclave nos últimos meses.

"Hoje viramos para sempre a página da divisão. Continuaremos com os passos da reconciliação, não importa que obstáculos apareçam", prometeu.

A transferência das passagens fronteiriças ao governo de união é parte do acordo de reconciliação feito entre o Hamas e o partido do presidente Abbas, Fatah, com a mediação do Egito, em 12 de outubro. Na terça-feira foi entregue o controle financeiro e alfandegário, e hoje o restante das questões administrativas.

O controle da segurança, não só nas fronteiras mas também em toda a Faixa, continua em mãos do Hamas, à espera de um acordo para a transferência e a criação de uma nova polícia que não seja dominada pelos islâmicos.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos