Parlamento japonês reelege Shinzo Abe como primeiro-ministro

Tóquio, 1 nov (EFE).- A Câmara Baixa do Parlamento do Japão reelegeu, nesta quarta-feira, Shinzo Abe, líder do Partido Liberal Democrata (PLD), como primeiro-ministro depois da ampla vitória desta legenda, nas eleições antecipadas do último dia 22 de outubro.

A designação de Abe recebeu 312 votos a favor dos 465 que tem a Câmara Baixa, onde seu partido possui a maioria absoluta.

Abe, de 63 anos, foi reeleito para seu terceiro mandato consecutivo após chegar ao poder em dezembro de 2012 e depois que a coalizão que compõe seu partido junto ao budista Komeito revalidar sua maioria de dois terços naquela casa.

A decisão foi ratificada pela Câmara Alta do Parlamento - órgão também dominado pela coalizão governante - por 151 votos a favor do total de 242 cadeiras.

Abe, quem se encaminha para se transformar num dos premiers com mais estabilidade da história recente do Japão, deve anunciar hoje mesmo a composição do seu novo Gabinete de Governo.

Os chefes do PLD e do seu parceiro de coalizão terão hoje uma reunião para decidir a composição do Gabinete, onde espera-se que continue a maioria dos ministros atualmente no cargo.

O líder conservador decidiu dissolver a Câmara Baixa e convocar eleições antecipadas no final de setembro, mais de um ano antes do final da legislatura.

Abe justificou esta antecipação pela necessidade de reforçar a posição do Governo e fazer frente aos constantes desenvolvimentos armamentísticos da Coreia do Norte, assim como finalizar a aplicação de seu programa de reformas econômicas, conhecido como "Abenomics".

Se Abe também reeleito como presidente do PLD no ano que vem e seguir no poder até novembro de 2019, se transformaria no primeiro-ministro com mais tempo no cargo na história do Japão.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos