Partidos venezuelanos que se ausentarem de eleições poderão ser inabilitados

Caracas, 1 nov (EFE).- O presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, anunciou nesta quarta-feira que os registros eleitorais daqueles partidos políticos que não se apresentarem às eleições para prefeitos do mês de dezembro poderão ficar inabilitados para processos eleitorais posteriores.

Maduro indicou que o comando de campanha do chavismo solicitou "oficialmente" ao Conselho Nacional Eleitoral (CNE) e à Assembleia Nacional Constituinte (ANC) que tomem "medidas draconianas" que podem "implicar na inabilitação dos registros eleitorais dos partidos que convocaram boicotes às eleições".

A medida afetaria àquelas organizações políticas que "têm se ausentado dos processos políticos democráticos e eleitorais", no momento em que o país caribenho tem no horizonte as eleições presidenciais, previstas para o ano que vem.

"No próximo ano as grandes ligas, as eleições presidenciais. O que vai fazer a oposição? Vai continuar na incoerência, na ilegalidade, fora do caminho democrático? Enquanto isso continuemos fortalecendo a revolução. Eles lá com sua loucura, nós aqui com o nosso amor e com o nosso trabalho", destacou.

Maduro fez este anúncio ao término de um conselho de ministros, em um discurso transmitido do palácio presidencial de forma obrigatória por todas as redes de rádio e televisão.

Durante seu pronunciamento, Maduro ofereceu "todo o apoio do Estado" ao procurador-geral, Tarek Saab, que hoje anunciou que solicitará ao Supremo Tribunal que inicie um processo contra aqueles funcionários públicos que não reconheçam o Conselho Nacional Eleitoral ou convoquem boicotes às eleições municipais de dezembro.

Segundo Saab, os partidos opositores que não participarem das eleições poderiam estar incorrendo em delitos de "conspiração" e "instigação à desobediência".

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos